DESASTRE AMBIENTAL

Prefeituras retiram 61 toneladas de óleo das praias do litoral sul de Alagoas

Por Redação com Assessoria 12/10/2019 - 07:54
Atualização: 12/10/2019 - 08:07

ACESSIBILIDADE

Assessoria
CTR em Pilar é único local adequado para os resíduos de óleo que poluem as praias
CTR em Pilar é único local adequado para os resíduos de óleo que poluem as praias

O óleo coletado nas praias do litoral alagoano começou a ser entregue ontem à empresa Ambiental, na Unidade Metropolitana, localizada em Pilar, como anunciou o EXTRA com exclusividade. A Central de Tratamento de Resíduos (CTR), única do estado apta a receber o material, contabilizou o recolhimento de 61 toneladas de óleo, apenas de três municípios do litoral Sul.

O transporte do material foi é intermediado pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). As prefeituras de cidades atingidas pelo óleo devem informar ao Governo do Estado a necessidade de recolhimento do material, que repassará o cronograma para a Alagoas Ambiental. Ontem, foram recolhidos resíduos de Feliz Deserto, Piaçabuçu e Coruripe.

De acordo com o engenheiro Marnes Gomes, gerente de operações da Alagoas Ambiental, o material se trata de resíduo de Classe 1, a mesma classificação dada a produtos de origem industrial. "Tudo o que for coletado será depositado na célula que temos para esse tipo de resíduo. É um galpão coberto, com cinco camadas de proteção no solo, o que impede o vazamento de qualquer substância para o lençol freático", explica.

Resíduos de Classe 1 são considerados periculosos, por suas características de inflamabilidade, toxicidade, corrosividade ou reatividade, portanto são os que possuem maior risco ao ambiente. Na Alagoas Ambiental, o material é agrupado e, quando atingir o limite de armazenamento, será selado e completamente vedado para decomposição. Essa é a forma mais eficiente no tratamento desse tipo de resíduo.

O Grupo Alagoas Ambiental possui duas Centrais de Tratamento de Resíduos (CTR): Unidade Metropolitana, localizada em Pilar, e Unidade Agreste, localizada em Arapiraca. A empresa é a única do estado que possui licenciamento para CTR. Atualmente, cerca de 70% dos municípios do estado depositam seus resíduos nas duas CTRs, além de empresas privadas de todos os portes.


Encontrou algum erro? Entre em contato